quinta-feira, 5 de maio de 2016

Grande nome da literatura portuguesa



Considerado um dos escritores portugueses mais importantes da atualidade, Gonçalo M. Tavares é presença confirmada na sexta edição da Bienal Rubem Braga, que a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim promove de 31 de maio a 5 de junho, na Praça de Fátima, área central da cidade.

Com livros lançados em 46 países e traduções em 35 línguas, o autor participa da mesa "Diálogos Sobre Lusofonia" em 4 de junho e, no dia seguinte, ministra a oficina "Literatura e Imaginação".

Multipremiado, Tavares recebeu em 2005 o Prêmio José Saramago, o maior da literatura lusófona, com o romance “Jerusalém”. Em discurso na cerimônia de premiação, o próprio Saramago – Nobel de Literatura de 1998 – sentenciou: “Jerusalém é um grande livro, que pertence à grande literatura ocidental. Gonçalo M. Tavares não tem o direito de escrever tão bem apenas aos 35 anos: dá vontade de lhe bater!”.

O autor também conquistou prêmios no Brasil (Portugal Telecom em 2007 e 2011), França, Sérvia e Itália. Suas obras deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, peças radiofônicas, curtas-metragens e objetos de artes plásticas, vídeos de arte, ópera, performances, projetos de arquitetura, teses acadêmicas.

Nenhum comentário: