quinta-feira, 5 de maio de 2016

Escritor angolano confirmado



Pela primeira vez, a Bienal Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, terá um escritor internacional como atração. A Secretaria Municipal de Cultura confirmou nesta semana a presença do premiado autor angolano José Eduardo Agualusa na sexta edição da feira literária, que começa no fim de maio.

Ele participa da mesa “Entre Ficção e Realidade”, no dia 3 de junho, às 19h00, no auditório Marco Antonio de Carvalho, um dos espaços do evento, que será realizado na Praça de Fátima, centro da cidade.

Nascido em Huambo (Angola), em 1960, e radicado em Portugal, Agualusa é autor de romances, peças de teatro, volumes de conto e de crônicas. Suas obras já foram traduzidas em 25 idiomas.

Foi anunciado neste mês como finalista do prêmio Man Booker 2016, um dos mais importantes da literatura mundial, ao qual concorre com o romance “Teoria Geral do Esquecimento”, vencedor do Prêmio Literário Fernando Namora 2013. É colunista do jornal carioca O Globo.

"É uma atração de peso, que vai engrandecer a Bienal Rubem Braga com seu conhecimento e atrair para o evento os olhares de todo o Brasil e os estrangeiros também. Sua presença contribui, sem dúvida, para consolidar Cachoeiro no mapa das grandes feiras literárias do país", avalia a secretária municipal de Cultura, Joana D'Arck Caetano.


Ao longo da próxima semana, serão divulgadas mais atrações da Bienal. Além de mesas de debate sobre literatura com a participação de escritores e estudiosos renomados, o evento terá feira de livros, palestras, oficinas culturais e apresentações musicais, em programação que vai do dia 31 de maio a 5 de junho.

Nenhum comentário: