quarta-feira, 5 de março de 2008

Sul em Diversas Linguagens

A Superintendência Regional de Educação (SRECAC) em parceria com a Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim (PMCI), por meio da Curadoria da Bienal Rubem Braga, está desenvolvendo o projeto “Sul em Diversas Linguagens” com o objetivo de trabalhar a crônica na sala de aula.
Conforme a coordenadora do projeto, Yara Lucia de Oliveira Pontine, as ações incentivam o potencial, criatividade e talento desses alunos, havendo a possibilidade de demonstrá-los no evento de tão grande porte como é a Bienal Rubem Braga “Crônica e Meio Ambiente”, que será realizado de 05 a 08 de junho.
“A Superintendência reconhece e acredita que os professores e alunos têm muito a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e vê a importância da formação dos jovens como ferramenta para melhorar a sociedade e promover a cidadania”, revelou a coordenadora.

Parcerias
A SEDU/SRECAC consolidou uma parceria com o Banco Itaú desde 2005 e vem desenvolvendo trabalho com as escolas de sua abrangência no que se refere à Crônica na Sala de Aula.
Em agosto de 2007, com a colaboração de professores da rede estadual de ensino e com o apoio de material oferecido pelo Banco Itaú, a SEDU/SRECAC ofereceu oficinas para professores representantes das disciplinas: Língua Portuguesa, Geografia, História com o objetivo de que os mesmos tornassem multiplicadores nas escolas.
Após conhecer o projeto, o curador da “Bienal Rubem Braga”, José Carlos Dias, propôs uma parceria para que a SRECAC envolva as escolas de sua abrangência na Bienal. A Superintendência de Cachoeiro aceitou a parceria e se comprometeu em elaborar o Projeto Cachoeiro em Diversas Linguagens, afim de que as escolas passassem a ser parte integrante do evento.

Escolas
A SRECAC pretende envolver três categorias das escolas estaduais: Ensino Fundamental (1ª a 4ª série), Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) e Ensino Médio.
Ensino Fundamental 1ª a 4ª série trabalharia com “O Meu Olhar sobre a Minha Rua”, Ensino Fundamental 5ª a 8ª série com “O Meu Olhar sobre o Meu Bairro” e o Ensino Médio – 1º ao 3º ano com “O Meu Olhar sobre a Minha Cidade”.
“É significativo executar o projeto, porque dará continuidade a um trabalho que já vem sendo feito em parceria com Itaú Cultural, com os alunos das escolas públicas estaduais bem como trará benefícios culturais no que se refere a agregação de conhecimentos que serão oferecidos por meio de oficinas, podendo assim provocar mudanças no processo ensino-aprendizagem e as escolas de abrangência da SRECAC ser parte integradora da Bienal Rubem Braga”, finalizou Yara.
Em relação às escolas do município será realizado um trabalho semelhante que envolverá todos os professores e alunos. Além de serem multiplicadores os participantes serão estimulados a participar da Bienal.

Nenhum comentário: