segunda-feira, 24 de março de 2008

Comitiva embarca para o lançamento da Bienal no Rio

Uma comitiva sairá amanhã, às 8h, 25 de março, de Cachoeiro de Itapemirim com destino ao Rio de Janeiro para acompanhar o lançamento nacional da Bienal Rubem Braga 2008 na Fundação Casa Rui Barbosa, na Rua São Clemente, no Botafogo, de 17h às 19h.
Além de professores, atores, jornalistas e formadores de opinião que estarão embarcando, o evento contará também com as presenças de membros da Academia Brasileira de Letras, escritores, intelectuais, artistas, da imprensa carioca.
Durante o evento haverá a apresentação da peça “Aprendendo a Viver” do Grupo Sabiá (especialmente criado em homenagem a Rubem Braga apelidado de ‘O Sabiá da Crônica’).
Escrito por Lucimar Costa, o texto foi elaborado através de um estudo das crônicas de Rubem Braga, o único escritor a conquistar um lugar definitivo na literatura exclusivamente como cronista, abordando sempre assuntos do dia-a-dia, falando de si mesmo, de sua infância, primeiros amores, a vida simples, com predileção especial pelas coisas da natureza, tomando freqüentemente como tema o meio ambiente.
A direção é de Andrea Buenes, que voltou ao estado após se formar em licenciatura em Artes Cênicas e pós-graduação em Dança Contemporânea no estado de Minas Gerais. Além dela dois atores do Grupo ELA, Amanda Malta e Ruy Netto, além do ator convidado Breno Jadvas, do Rio de Janeiro, estarão encenando a peça.
O curador da Bienal Rubem Braga, José Carlos Dias, embarcou na última sexta-feira para o Rio de Janeiro, para divulgar na capital carioca o lançamento. Segundo ele, estão sendo convidados vários formadores de opinião nacional para o evento, e além da comitiva de Cachoeiro, membros da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) sairão de Vitória para participar do lançamento na “Cidade Maravilhosa”.
“O lançamento da Bienal Rubem Braga foi programado para o local onde existe um acervo significativo doado pela família do cronista, composto de manuscritos e crônicas datilografadas”, adianta o jornalista.“O prefeito Roberto Valadão, acompanhado de uma comitiva, já garantiu presença na solenidade de lançamento da Bienal, o que vai engrandecer ainda mais o evento que visa divulgar a Bienal para todo o país”, confirma José Carlos Dias.

A Bienal
Apresentando a temática “Crônica e Meio Ambiente”, a Bienal Rubem Braga tem o propósito de firmar-se como um dos mais importantes eventos literários e culturais do país, divulgando seu propósito para o maior público possível em todo o território nacional.
Com o objetivo de atingir todos os segmentos da sociedade, em particular as crianças, os adolescentes e os jovens, através das instituições de ensino públicos e privados, o evento reserva aos participantes uma extensa programação cultural, colocando frente-a-frente com o público grandes nomes da literatura, música, arte, teatro e dança.
Enquanto a programação principal acontece no Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz, outros eventos ocorrem simultaneamente no Cine Clube “Jece Valadão” e no Teatro Municipal “Rubem Braga”.
A Bienal já recebeu alguns dos grandes nomes da cultura nacional como Affonso Romano de Sant'Anna, Tônia Carrero, Viviane Mosé, Ferreira Gullar, Antônio Nóbrega, Elisa Lucinda, Marco Antônio de Carvalho, Isabel Lustosa, Domício Proença Filho, Antônio Carlos Secchin, Ivan Junqueira, Roberto Da Matta, Beatriz Resende, Adriano Espínola, entre outros.
O evento, que será realizado em sua 2ª edição de 05 a 08 de junho, traz este ano o tema “Crônica e Meio Ambiente”, demonstrando de forma clara a preocupação com a degradação ambiental e buscando, através do viés literário da crônica, discutir de maneira lúdica, rica e interessante novos caminhos para o assunto.
Rubem Braga foi considerado o primeiro descritor do meio ambiente local. Ele foi o primeiro a chamar atenção para o problema da água, da fauna e, sobretudo, da cobertura vegetal na região.

Nenhum comentário: