sábado, 29 de março de 2008

Lançamento em grande estilo

A Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, realizou na última terça-feira (25/03) o lançamento nacional da Bienal Rubem Braga 2008, cujo tema é A Crônica e Meio Ambiente. A solenidade, que foi abrilhantada pela presença do escritor Zuenir Ventura, aconteceu na Casa de Rui Barbosa, no bairro Botafogo, no Rio de Janeiro.
Durante a apresentação da programação para o público presente, o curador da Bienal Rubem Braga, José Carlos Dias, disse que todos os integrantes da equipe têm a pretensão de divulgar o evento em âmbito nacional, e nada melhor do que a capital cultural do Brasil para fazer isso. “Essa é uma obra de criação coletiva e por isso estamos ouvindo e aceitando sugestões de toda a sociedade”, frisou.
José Carlos também revelou que várias ações estão sendo desenvolvidas, em parceria com as secretarias municipal e estadual de educação e de cultura, e que estão dando frutos, prova disso é a premiação do concurso estadual “Sabiá da Crônica”, que além de do troféu o vencedor receberá uma viagem com acompanhante para Fernando de Noronha.
A Subsecretária de estado de Cultura do Espírito Santo, Anna Saiter, reforçou o convite do curador e disse que será muito importante a presença de todos os presentes em Cachoeiro de Itapemirim de 05 a 08 de junho, data em que será realizado o evento principal da Bienal.
O secretário municipal de Cultura, Esportes e Lazer de Cachoeiro de Itapemirim, Willian Lima, que representou o prefeito Roberto Valadão na solenidade, exaltou o município enfatizando que a cidade é berço de inúmeros artistas e intelectuais reconhecidos nacional e internacionalmente.
Para o engenheiro, diretor financeiro de Furnas Centrais Elétricas e Cachoeirense Ausente nº 1 em 2006, Henrique Mello de Morais, é muito importante essa iniciativa de extrapolar a cidade sede. Rubem Braga fez isso por onde ele passou, principalmente no Rio de Janeiro. “É um autor que vai sempre despertar muito interesse nacional”, concluiu.

Nenhum comentário: