sábado, 4 de fevereiro de 2012

Público da Bienal em expectativa


A participação do público marcou a terceira edição da Bienal Rubem Braga, realizada entre os dias 7 e 13 de julho de 2010, em Cachoeiro de Itapemirim. As atividades desenvolvidas na praça Jerônimo Monteiro, durante os sete dias da feira literária, atraíram 85.738 pessoas.
Para este ano, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) já se movimenta para fechar a programação da IV Bienal que será de 15 a 20 de maio em Cachoeiro, terra do cronista mais famoso do Brasil.
O último evento cumpriu seu objetivo de estimular a leitura entre o público infanto-juvenil. Mais de 10 mil crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas e particulares, participaram ativamente das atividades lúdicas e de contação de histórias – entre outras associadas à literatura – realizadas na Arena Zig Braga e no auditório Marco Antônio de Carvalho. Pela biblioteca móvel da Itapemirim passaram 6,8 mil estudantes.
O público também prestigiou os debates sobre literatura promovidos por escritores novos e consagrados, músicos e roteiristas. Cerca de 760 pessoas compareceram às cinco mesas-redondas da bienal. Atraiu mais gente a que contou com a participação do poeta e músico Arnaldo Antunes, debatendo literatura e música.
Com as cinco oficinas oferecidas no evento, 249 pessoas aprenderam mais sobre a literatura. Destaque para a que trabalhou a relação da arte literária com o hip hop. Ministrada pelo rapper J3, ela atraiu 75 participantes.
Os shows de porte nacional no palco Rubem Braga, montado no meio da rua, contaram com a presença de cerca de 27 mil pessoas. A apresentação do cantor, compositor e violonista Toquinho atraiu aproximadamente 15 mil fãs para a praça Jerônimo Monteiro, segundo estimativas da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Nenhum comentário: