sábado, 18 de fevereiro de 2012

Anacleto Ramos vai para feira na USP


O projeto da escola Anacleto Ramos está inscrito na Febrace com o número 395

A escola municipal Anacleto Ramos foi selecionada, pelo segundo ano consecutivo, para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia promovida pela Universidade de São Paulo (USP), que é reconhecida como a maior do Brasil. De 12 a 17 de março, os estudantes Haysian Silvestre Costa, Letícia Gaspar Louzada e Thales Colombiano Louzada Moreira vão a São Paulo apresentar o trabalho Frigocar.
O projeto é uma espécie de frigobar para automóveis, com foco na sustentabilidade, capaz de gelar duas latinhas de 350 ml. Para desenvolvê-lo, os alunos reaproveitaram materiais encontrados em um Ferro Velho. Apenas as pastilhas peltier, para a refrigeração, e as dobradiças eram novas e custaram cerca de R$ 40 na época.
Este é o segundo ano consecutivo que a escola Anacleto Ramos participa da Febrace. No ano passado, um outro trabalho de Letícia e de Haysian – o Eco Frio – também foi selecionado para o evento, onde fez sucesso. Ele foi o sexto projeto mais votado pelo voto popular. Além de irem a São Paulo, os estudantes o apresentaram, meses mais tarde, na Feira de Ciência, Cultura e Inovação Tecnológica do Mercosul, em Posadas, na Argentina.
Neste ano, os três tiveram que sair da escola para continuar os estudos no ensino médio. No entanto, confirmaram que irão representar o Anacleto Ramos na feira, uma vez que o projeto foi desenvolvido quando ainda estudavam lá. “Foi fruto de muitas pesquisas e muito estudo também porque para pensar em um projeto assim não podemos ficar esperando que surja do nada. O segredo é estudar e pesquisar muito”, conta Letícia.

Novas conquistas
As conquistas dos estudantes, até então, tinham sido inéditas na rede municipal de Cachoeiro de Itapemirim. Segundo o gestor do Anacleto Ramos, Kessen Luiz Ferreira, todos os anos são apresentados uma média de 15 mil trabalhos em mostras de ciências no Brasil. Desses, 1.400 são inscritos na Febrace e, apenas, cerca de 300 são selecionados como finalistas.
“Em todo o estado do Espírito Santo, temos apenas cinco trabalhos inscritos. Um é de uma escola estadual de ensino fundamental e médio. Três outros são do Ifes. Só o da nossa escola foi feito por alunos do ensino fundamental. Estamos comemorando esse diferencial”, disse o gestor, que também vai estar na Febrace, junto com as professoras Polyana Borges de Oliveira Costa, orientadora dos estudantes, e Yerecê Regina Medeiros, coorientadora.

Todas as despesas pagas pela prefeitura
A Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim apoia a participação dos alunos da rede municipal em eventos como a Febrace e tem custeado todas as despesas de viagem dos alunos para que eles possam participar das feiras para as quais são selecionados. Segundo a secretária municipal de Educação, os resultados são fruto do investimento do município na área de educação.
“É o resultado de um trabalho com foco na qualidade do ensino, que vem sendo construído ao longo dos últimos três anos, com compromisso na qualidade de ensino. Isso motiva os demais estudantes da rede e é muito bom saber que alunos de escolas públicas estão representando o estado e o município de Cachoeiro na feira”.

Nenhum comentário: