terça-feira, 1 de junho de 2010

Estrutura da Bienal começa a ser montada


Toda a programação da III Bienal Rubem Braga será em praça pública

A estrutura da III Bienal Rubem Braga começa a ser montada na praça Jerônimo Monteiro, ainda esta semana. Trata-se de um dos mais importantes eventos culturais do estado, programado para o período de 7 a 13 de junho, em Cachoeiro de Itapemirim.

Quando toda a estrutura estiver pronta, vai ocupar a maior parte da praça, onde será possível participar de eventos diversos, como assistir a mesas redondas com escritores consagrados no Brasil, assistir a shows nacionais, participar de oficinas ligadas às artes em geral e à literatura em particular e também comprar livros. Todas as atrações serão gratuitas e abertas ao público.

A III Bienal Rubem Braga é uma realização da prefeitura de Cachoeiro, por meio das secretarias de Arte e Cultura e de Educação, em parceria com a Câmara Capixaba do Livro e Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Principais espaços da III Bienal Rubem Braga

Feira de livros – 12 livreiros associados à Câmara Capixaba do Livro vão vir de Vitória para participar dessa feira. Os estandes ocupados por eles vão estar localizados paralelamente à lateral do prédio da prefeitura, e contarão com a ação de um aspersor, equipamento responsável por retirar a umidade do ambiente para que os livros não sejam danificados.

Banheiros – os químicos serão instalados no início da praça, próximo à escadaria de acesso ao prédio da Câmara Municipal. Vão funcionar também banheiros dentro do prédio do Bernardino Monteiro, logo no primeiro andar.

Arena Zig Braga – é um espaço para sensibilização que leva o nome de um dos personagens mais populares de Rubem Braga: seu cachorro Zig, que realmente existiu. Nela, vão acontecer várias atividades voltadas para o público infanto-juvenil, com o objetivo de divulgar e incentivar a leitura entre as crianças e pré-adolescentes.

Sala de Artes Levino Fanzeres – localizada no primeiro andar do Bernardino Monteiro, é um espaço que, geralmente, recebe exposições artísticas diversas, principalmente as visuais. Mas, durante a bienal, ela vai virar palco de oficinas diversas, que vão incentivar a leitura e a produção de textos. Entre as oportunidades, estarão as de blog, roteiro, poesia e hip-hop.

Espaço externo – são os lugares da praça onde não vão funcionar tendas. Ao longo da bienal, esse espaço vai ser palco de atrações como a Via Sacra Poética e o projeto Ruas de Lazer.

Palco Rubem Braga – ficará montado na rua 25 de Março, na altura dos Correios, Centro, voltado para o lado da praça Jerônimo Monteiro. Nesse espaço, que recebeu o nome do cachoeirense que se consagrou como o maior cronista brasileiro, vão ocorrer shows nacionais, como a apresentação de Bia Bedran, O Teatro Mágico e Toquinho.

Auditório Marco Antônio de Carvalho – será palco das mesas e das principais discussões do evento. Medindo, aproximadamente, 200 metros quadrados, tem capacidade para cerca de 250 pessoas e conta com um sistema de ar condicionado, que vai dar maior comodidade ao público. Escritores como Michel Melamed, Daniel Galera, Santiago Nazarian, Arnaldo Antunes e Bernadette Lyra vão passar por ele. O auditório recebeu este nome por causa do repórter, redator e editor cachoeirense Marco Antonio de Carvalho, que pesquisou a vida de Rubem Braga por mais de 10 anos para escrever a biografia do cronista, intitulada “Um cigano fazendeiro do ar”.

Biblioteca Móvel – fruto de uma parceria entre prefeitura e Itapemirim, vai ficar posicionada em frente ao Bernardino Monteiro, oferecendo atividades voltadas para o incentivo à leitura.

Espaço do Escritor Capixaba Newton Braga – é voltado para o lançamento de livros, exposições e noites de autógrafos de autores capixabas. Recebeu esse nome em homenagem ao poeta cachoeirense Newton Braga, irmão de Rubem Braga.

Tablado Sérgio Sampaio – vai ficar em frente ao Bernardino Monteiro. Nele, vão se apresentar os artistas contemplados pela Lei Rubem Braga nas categorias teatro e música, além de realizar apresentações espontâneas. É uma referência ao cantor e compositor cachoeirense, parceiro de Raul Seixas, que fez sucesso nacional na década de 1970.

Nenhum comentário: